O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) demonstrou, nesta segunda-feira (19), disposição para a disputa da prefeitura de João Pessoa. O tucano foi o mais votado na capital no segundo turno das eleições do ano passado e isso é colocado entre os aliados como ativo para o pleito de 2024. Apesar de ter base política em Campina Grande, o ex-parlamentar conseguiu tirar das urnas 255.264 votos em 2022, o equivalente a 58,11% do total. O governador João Azevêdo (PSB), que conseguiu a reeleição, recebeu 184.047 votos no pleito, equivalente a 41,89%.
O tucano terá contra si algumas dificuldades, caso busque efetivar o projeto confirmado durante entrevista à rádio Arapuan FM. Uma delas é o fato de não ter base de apoio na capital. Pelo menos não ainda. Um dos seus principais aliados, o deputado federal Ruy Carneiro (PSC), deve concorrer novamente no pleito deste ano. Ou seja, é um ativo a menos no bisaco. Outro ponto é saber até que ponto o bairrismo de João Pessoa x Campina Grande ainda pode atrapalhar. A tirar pela votação registrada no ano passado, este quesito perdeu força.
Pedro é filho do ex-governador Cássio Cunha Lima e neto do também ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Além dele, são vistos como potenciais candidatos o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição; o próprio Ruy Carneiro, além de um nome da extrema-direita, que poderá ser Marcelo Queiroga, Nilvan Ferreira, Cabo Gilberto ou Wallber Virgolino, todos do PL. Da esquerda, há a briga entre os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos, do PT, pela autorização para a disputa. Mas é possível que a sigla apoie Cícero Lucena ainda no primeiro turno.
Falta pouco mais de um ano para as convenções. Até lá, outros nomes deverão ser postos para a disputa.