test
segunda-feira, 1 / 07 / 2024
19.9 C
Campina Grande
segunda-feira, 1/07/2024
19.9 C
Campina Grande

Apesar das fortes chuvas, sessão na Câmara sobre os 60 anos do golpe de 1964 “foi um sucesso”, avalia vereador Napoleão Maracajá

Também pode querer ler

Apesar do público reduzido devido às fortes chuvas registradas no início da noite, em Campina Grande, a Sessão Especial sobre os 60 anos do golpe militar de 1964, realizada na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 01, atingiu seus objetivos, segundo a avaliação do vereador Napoleão Maracajá.

Autor da propositura, Maracajá afirmou que a sessão teve uma audiência “muito qualificada”, referindo -se ao público presente, composto por estudantes e professores, militantes de partidos políticos e movimentos sociais.

Fizeram uso da tribuna, na condição de palestrantes, a professora Anita Leocádia, da UFPB, e os professores Luciano Mendonça e Luciano Queiróz, ambos do Departamento de História da UFCG.

Todas as reflexões seguiram o eixo compreendido entre o contexto histórico de construção das condições favoráveis à implantação da ditadura, as variadas formas de dominação violenta sobre o conjunto da população e os reflexos do regime nos dias atuais.

O ponto alto da noite foi o comovente relato da professora Anita sobre a noite em que seu pai, o ex-sindicalista e ex-vereador Peba (José Peba Pereira dos Santos), foi levado de dentro da sua casa por agentes da repressão.

Às lágrimas, Anita relembrou o desespero que a fez, ainda criança, sair à frente da sua casa gritando por socorro. Mais tarde veio a saber pelo próprio pai, que os seus gritos salvaram-lhe a vida, pelo fato de que os torturadores adotavam a tática do silêncio pleno nos sequestros, para que os mortos fossem dados apenas como desaparecidos.

Além Napoleão Maracajá, participou também a vereadora Jô Oliveira, que secretariou os trabalhos. Foram enviados durante a sessão inúmeras justificativas de ausência, sendo a maioria devido ao temporal havido na cidade, nos momentos que antecederam e durante o evento.

Além da sessão especial houve um ato público à tarde, no Calçadão da rua Cardoso Vieira, Centro, em repúdio aos 60 anos do golpe de 1964, organizado por partidos, sindicatos e movimentos sociais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Criador do Xamegão, ex-prefeito Vituriano de Abreu se emociona e diz que projeto de Chico Mendes vai resgatar festa junina de Cajazeiras

O criador do Xamegão, médico e ex-prefeito Vituriano de Abreu, disse em entrevista, nesta sexta-feira, 28, em meio às...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img