Durante sessão pelos 200 anos da relação Brasil-EUA, Veneziano destaca benefícios da cooperação entre os dois países

0
141

Os 200 anos da relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos foram celebrados nesta terça-feira (28) com uma sessão solene do Congresso Nacional. Temas como economia, democracia, justiça social e meio ambiente foram enfatizados na relação bilateral.

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Estados Unidos no Senado e autor do requerimento para a realização da sessão, relembrou a visita do Imperador D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 e a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, lutando lado a lado com as forças norte-americanas na Itália. E também enfatizou a atual cooperação entre os dois países.

“Exemplos notáveis dessa cooperação incluem o Acordo de Comércio e Cooperação Econômica, que facilita o comércio bilateral e promove investimentos, e o programa Fulbright, que, há décadas, promove intercâmbios educacionais e culturais entre as duas nações”, afirmou o Senador paraibano.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e do Congresso, ressaltou que os dois países possuem os maiores Produtos Internos Brutos das Américas e estão entre as oito maiores economias mundiais, além de terem uma longa história em comum.

Cooperação e cultura – A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, lembrou que os norte-americanos têm o maior volume de investimento direto estrangeiro em solo brasileiro, totalizando mais de R$ 1 trilhão. Ela prestou solidariedade pela catástrofe no Rio Grande do Sul e informou que a missão diplomática daquele país tem enviado doações para as pessoas mais afetadas. A diplomata enfatizou setores estratégicos nos quais os dois países podem aprofundar o relacionamento bilateral, como o combate ao narcotráfico.

Ela também ressaltou os esforços conjuntos em defesa das instituições democráticas, da defesa dos direitos humanos e justiça social, e o enfrentamento da crise climática.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here