Encontro na FIEPB debate recriação do Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba

0
417

Representantes de cooperativas e associações que integram mais de 20 Arranjos Produtivos Locais da Paraíba participaram na tarde desta quinta-feira (20/06) de uma reunião na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, para tratar da recriação do Núcleo Estadual de Apoio aos Apls do estado.

O encontro foi aberto pelo presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto, que ressaltou a importância da estruturação e desenvolvimento dos Arranjos Produtivos para o fortalecimento econômico e social da Paraíba.

“Para nós é um orgulho recebê-los aqui na Federação das Indústrias. Quero dizer que estamos de portas abertas para contribuir com o fortalecimento da economia paraibana, e vocês que representam os APLs desempenham um papel muito importante nesse processo, porque produzem dentro dos mais diversos setores, gerando emprego e renda para a povo paraibano”, destacou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.

A reunião contou ainda com a participação dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Miguel Ângelo, e do Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca, Joaquim Hugo. Além dos presidentes de Sindicatos filiados à FIEPB, como o da Indústria Têxtil, Magno Rossi, da Construção e do Mobiliário da Paraíba, Lamartine Alves, de Calçados, Sebastião Acioly,  e de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho, Guilherme Estrela. Também estiveram presentes representantes do Sebrae e da Federação da Agricultura e Pecuária – FAEPA- PB.

Estiveram presentes representantes da mandiocultura, carcinicultura, caprinocultura, piscicultura, avicultura, abacaxicultura, além de membros de associações de produtores de cachaças de alambique, e do algodão colorido.

O objetivo oi conhecer a realidade dos Arranjos Produtivos, para debater a recriação do Núcleo Estadual de Apoio aos APLs da Paraíba, que foi coordenado pela professora pesquisadora Delma Aquino. Ela participou do encontro e destacou a importância da iniciativa.

“Essa iniciativa da FIEPB é fundamental para a Paraíba porque é uma política nacional, que a Federação das Indústrias da PB está trazendo para os sindicatos, e ela tem força e poder para arregimentar todo esse trabalho junto ao governo do Estado e todos os parceiros, que querem ver esses Arranjos Produtivos, despontarem no mercado”, ressaltou a especialista em APLS.

No próximo dia 19 de julho, será realizada um novo encontro na Federação das Indústrias para a composição do Conselho Deliberativo, composto por membros dos Arranjos Produtivos Locais, a recriação e definição dos integrantes do Núcleo, e a elaboração de propostas para a construção de um Plano de Ação visando o fortalecimento dos APLs  paraibanos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here