Chico Mendes defende volta do Xamegão de Cajazeiras com 30 noites de forró

0
318

 

Coisas adicional Xamegão de Cajazeiras, a maior festa junina do município, pode estar de volta em grande estilo. O deputado estadual Chico Mendes (PSB), pré-candidato a prefeito, defendeu o resgate do evento durante entrevista à Rede Diário do Sertão.

Mendes propõe a realização de 30 noites de festa em praça pública, seguindo o modelo idealizado pelo ex-prefeito Vituriano de Abreu (MDB) em 1989, quando o Xamegão chegou a ter um mês de duração com forró e atrações culturais.

O pré-candidato lamentou o cancelamento da festa nas últimas edições pelo atual gestor, Zé Aldemir (Progressistas), atribuindo o ato a motivações eleitoreiras. Ressalta que, apesar da crise econômica, a realização do evento em 2024 é viável graças aos repasses do Governo Federal, Governo do Estado e parcerias com a iniciativa privada.

“Se Vituriano fez [a festa] sem recursos extras, imagina agora com a ajuda do Governo Federal, Governo do Estado e iniciativa privada? É claro que vamos fazer um dos maiores eventos do Nordeste”, afirmou Chico Mendes, confiante na capacidade de realizar o Xamegão.

Mais do que festa, um impulso para a economia local

O Xamegão, além de ser um grande atrativo cultural, também gera renda e emprego para Cajazeiras. Segundo Mendes, a festa movimenta a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes, comerciantes e artistas da região.

“O Xamegão não é só festa, é cultura, é emprego, é renda. É a força do turismo que a gente perdeu e que eu quero trazer de volta para Cajazeiras”, disse o pré-candidato.

Mobilização da população

Chico Mendes convida a população de Cajazeiras a se mobilizar pela volta da plenitude do Xamegão em seus 30 dias de festa. O pré-candidato acredita que a festa é um patrimônio cultural da cidade e que deve ser resgatada para o bem do povo.

“O Xamegão é do povo de Cajazeiras. Vamos juntos resgatar essa festa que é a nossa história, a nossa cultura e a nossa tradição”, finalizou Mendes.

A proposta de Chico Mendes para o Xamegão acende a esperança de muitos cajazeirenses que desejam reviver a grandiosidade da festa e os benefícios que ela traz para a cidade. Se concretizada, a volta do Xamegão em 30 dias de festa pode ser um marco na retomada da economia local e na valorização da cultura do município.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here