Um canil clandestino com 46 animais foi fechado nessa terça-feira (10) no bairro dos Funcionários II, em João Pessoa. A operação foi realizada após uma denúncia, em uma ação conjunta entre o Centro de Zoonoses, a Polícia Militar e a Guarda Municipal.
De acordo com o Centro de Zoonoses, o local não possuía licença para comercializar animais, funcionava em condições sanitárias inadequadas e não tinha responsável técnico.
No canil, foram encontrados 24 gatos e 22 cachorros, incluindo filhotes. O proprietário admitiu que utilizava o espaço para reprodução e venda dos animais. Além disso, uma idosa, mãe do proprietário, foi encontrada vivendo em condições insalubres, isolada na cozinha. Ela será encaminhada para uma instituição especializado em idosos.
Além dos animais encontrados, cinco gatas estão prenhas, e novos filhotes são esperados nas próximas semanas. O proprietário do canil foi levado à Central de Flagrantes, na Central de Polícia.
Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses, Pollyana Dantas, uma visita técnica constatou diversas irregularidades no local, como a falta de vacinação e de medicação adequada para os animais, além da ausência de licença para funcionamento.
Os animais ficarão sob tutela judicial, receberão tratamento médico e passarão por quarentena. A Justiça determinará se eles poderão ser adotados futuramente.