Chico Mendes fala das eleições, destaca lealdade de Pablo e comenta postura de deputadas do PP na ALPB

0
40

O deputado Chico Mendes (PSB) concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário do Sertão, nessa terça-feira (22) em seu apartamento, na capital paraibana. Esta foi a primeira vez que o parlamentar conversou com a imprensa em áudio e vídeo após os resultados das eleições 2024, quando sua esposa, Nil Braz, foi candidata a vice-prefeita em Cajazeiras, na chapa com o médico Pablo Leitão (PSB), onde ambos não obtiveram êxito.

Durante quase uma hora de um bate papo proveitoso com José Dias Neto, Chico falou sobre tópicos polêmicos, apoios para 2026 e conjunturas a nível da Assembleia Legislativa e governo do estado.

20 prefeitos eleitos de sua base – O deputado enalteceu os resultados do PSB que elegeu quase 70 prefeitos e destacou 20 cidades onde os gestores eleitos são seus parceiros. Ele ressaltou que por focar em Cajazeiras, não foi possível ir até esses municípios, mas aproveitou para parabenizar os eleitos, se prontificando a permanecer dando apoio legislativo.

“Todo mundo sabe que eu fiquei em Cajazeiras, eu não fiz campanha Paraíba a fora, nós fizemos a campanha do 1º turno integralmente só em Cajazeiras e nossos prefeitos tiveram a capacidade de compreender, de fazer esse gesto para comigo. Eles fizeram suas campanhas sem a minha participação. Na grande maioria eu não participei mesmo, em quase todos os municípios onde eu tenho atuação política, e mesmo assim, a gente saiu com um resultado muito positivo. A construção me agrada, estou feliz com o resultado das urnas”, destacou.

Entrevista exclusiva com o deputado Chico Mendes – Foto: TV Diário do Sertão

Resultado das eleições em Cajazeiras – Quanto ao pleito de Cajazeiras, Chico Mendes agradeceu à cidade e disse que não houve tempo hábil para o médico Pablo Leitão fazer a campanha, devido à sua candidatura (de Chico Mendes) ter sido impugnada pela Justiça Eleitoral. “A palavra é gratidão. Nós nos sentimos vitoriosos, mas, mais do que vitoriosos, nós nos sentimos muito gratos, a todos aqueles que acreditaram nesse projeto, inicialmente apresentado por Chico Mendes, a palavra é gratidão. Pablo não teve tempo de fazer a campanha. Ele teve menos de 20 dias e ainda assim teve um desempenho fantástico”, falou o parlamentar.

Chico falou que há investigações em relação à forma como seus adversários fizeram a campanha. Ele relata que fatos judiciais virão à tona em breve.

“Temos que considerar que Cajazeiras, todas as forças políticas se juntaram. Nós lutamos contra tudo isso, contra todos esses grupos políticos, esse agrupamento. Como ganharam, a justiça vai dizer, nas AIJEs que estão acontecendo, os advogados estão preparando esses processos todos, nos dinheiros que foram distribuídos e que até foi apreendido pelos órgãos de controle, a própria Polícia Federal tem provas contundentes, contra nossos adversários. Isso vai ser usado nessas AIJEs que as oposições vão mover, mas tudo sendo resolvido de forma republicana, dentro do caminho legal que é a justiça”, pontuou.

Quanto aos números da eleição, Chico Mendes se mostra satisfeito e faz comparações com pleitos anteriores. Ele diz que seu grupo é a “terceira força” e que em eleições passadas teve pouco mais de 15% dos votos. “Agora nós tivemos mais de 47% dos votos, então subimos mais de 30% em apenas pouco menos de 4 anos”, ressaltou.

“Pablo teve um fantástico desempenho. Em um colégio eleitoral de quase 50 mil votos, um candidato de apenas 20 dias perder uma eleição com pouco mais de 2 mil votos, então gente, só para se ter uma ideia, o atual prefeito se elegeu com pouco mais de 16 mil votos em 2020, e Dr. Pablo Leitão agora, nós tiramos mais de 18 mil votos. Foi surpreendente esse desempenho”, frisou.

Chico Mendes e Pablo Leitão – Foto: Diário do Sertão

Pablo Leitão – Sobre uma suposta indicação de Pablo Leitão para ser diretor do Hospital Regional de Cajazeiras, o deputado disse que trata-se de uma fake news. Ele relata que o médico em momento algum pleiteou algum cargo a nível de estado, bem como não houve em nenhum momento fala a este respeito partindo do próprio Pablo, dele (Chico Mendes), e nem do governador.

Chico Mendes destacou a lealdade de Pablo e disse como se deu a sua escolha para ser candidato a prefeito. “Ele topou ser vice, e como ele se dispôs a ser vice com seu agrupamento, eu achei que não era justo para Cajazeiras nós judicializarmos a eleição até o STF, até porque eu não precisava disso. Meu papel em Cajazeiras era dar minha contribuição para o desenvolvimento da minha cidade. Todos nós escolhemos juntos Pablo Leitão, até mesmo o governador João Azevêdo. Foi por lealdade e por companheirismo”, disse Chico.

Corrinha – O parlamentar desejou boa sorte para a prefeita eleita. “Estou torcendo para que a nossa futura prefeita tenha sorte, sabedoria, e Deus dê discernimento a ela para que ela possa conduzir da melhor maneira possível os destinos de Cajazeiras”, pontuou.

Insatisfação de deputados – Questionado por José Dias sobre a postura das deputadas Drª Paula e Drª Jane Panta, ambas do PP, que teriam apontado um suposto rompimento com o governador João Azevêdo, bem como sobre o posicionamento do deputado Júnior Araújo (PSB), o parlamentar que também é líder do governo na Assembleia, deixou um recado de forma objetiva.

“O governador nas últimas entrevistas deixou claro quem é da base e quem participa dela e como é feito e o que precisa ser feito para fazer parte da base do governo, se o governador falou então não precisa falar mais nada”, respondeu.

Chico Mendes é líder da bancada do governo na ALPB – Foto: Divulgação / ALPB

Partidos

Com relação ao Progressistas, partido do vice-governador Lucas Ribeiro, Chico Mendes lembra que todas as siglas alinhadas ao governo tem sua importância, mas ele destaca que por meio das falas dos parlamentares, seja na imprensa, na ALPB ou mesmo em Brasília, fica perceptível sua postura, se continuam de mãos dadas com a gestão estadual, ou não.

“Cada partido da base do governo ou contra, vão fazendo suas escolhas, vão fazendo suas opções. Se um deputado de determinado partido mesmo que seja adversário da gente ou aliado, ele vai dando sinais de como é o seu comportamento e qual é o caminho político e diretriz que ele segue, ele vai deixando claro que ele não tá seguindo orientação nem do partido e nem dos líderes o qual ele segue, então isso a Paraíba toda toma ciência pela imprensa”, disse.

“Nós temos vários partidos da nossa base aliada e o Progressistas é um grande parceiro desse projeto. Todos os partidos tem o mesmo nível de importância. Porque nós fizemos a campanha juntos, nós colaboramos para que a Paraíba pudesse viver esse momento exitoso, fazer essa grande revolução administrativa que o governador João faz nesses quase 6 anos de mandato”, acrescentou Chico.

João Azevêdo e a candidatura ao Senado – Para Chico Mendes, o governador deve sim concorrer, mas ele acredita que pela responsabilidade que João tem com a Paraíba, não será uma decisão fácil

“O governador vai fazer uma leitura principalmente na Paraíba e não nele. Ele vai pensar primeiro na Paraíba, depois nos paraibanos e por último ele vai pensar nesse conjunto de partido e de lideranças que fazem seu governo, e que são seus aliados”, completou.

Segundo Turno em João Pessoa e Campina Grande – Chico Mendes também destacou seu apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP) em João Pessoa e ao Dr. Jhony Bezerra (PSB) em Campina Grande. O parlamentar se mostrou satisfeito com as campanhas no segundo turno.

“Não temos nenhuma dúvida na reeleição de Cícero para que ele possa continuar fazendo esse trabalho que João Pessoa conhece. [Quanto a] Dr. Jhony, [ele] tem demonstrado um desempenho fora da curva sob a coordenação da campanha do deputado Murilo Galdino, e todos nós que estamos auxiliando Murilo Galdino nessa empeleitada, nessa caminhada, rumo à vitória em Campina Grande”, destacou.