Paraíba registra 14 feminicídios de janeiro a abril de 2025, e número é o segundo pior em dez anos

0
77

Nos primeiros quatro meses de 2025, a Paraíba registrou 14 feminicídios, em diferentes cidades, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (SESDS). Foram 3 feminicídios registrados no mês de janeiro, seis no mês de fevereiro, mais três em março e 2 em abril. Esse número, se avaliado o mesmo período, é o segundo pior em dez anos, desde que a Lei do Feminicídio foi sancionada.

Os casos registrados até o momento, em 2025, aconteceram em Cajazeiras, Coremas, Araçagi, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Conde, Cuité, João Pessoa, Mulungu, Patos e Pilões e Pombal.

Além dos feminicídios registrados de janeiro a abril, outras 14 mulheres foram assassinadas por outras motivações, sendo 12 homicídios dolosos e dois latrocínios.

Em relação aos quatro primeiros meses de 2024, o aumento é de 75%, com seis casos a mais registrados em 2025.

Além disso, quando avaliado apenas o período de janeiro a abril, o número apresentado em 2025 – de 14 feminicídios – só é menor que o registrado em 2018, quando 17 mulheres foram mortas por questões de gênero.

💣Como denunciar💣

Denúncias de estupros, tentativas de feminicídios, feminicídios e outros tipos de violência contra a mulher podem ser feitas por meio de três telefones:

197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)
180 (Central de Atendimento à Mulher)
190 (Disque Denúncia da Polícia Militar – em casos de emergência)
Além disso, na Paraíba o aplicativo SOS Mulher PB está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS e tem diversos recursos, como a denúncia via telefone pelo 180, por formulário e e-mail.

As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica encarregado de providenciar as investigações.