Defesa Civil testa em quatro cidades paraibanas  nova ferramenta de alerta para desastres de grandes proporções neste sábado (14)

0
145

A ferramenta Defesa Civil Alerta, do Governo Federal, será testada na Paraíba neste sábado (14). O sistema, que utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular para alertar a população sobre desastres naturais ou causados por ações humanas, será avaliado nos municípios de João Pessoa, Alagoa Grande, Itatuba e Coremas.

De acordo com a Defesa Civil da Paraíba, o teste será realizado às 15h04, de forma simultânea nos municípios paraibanos selecionados e em outros oito estados do Nordeste. A ferramenta estará efetivamente disponível para uso da população a partir do dia 18 de junho.

Durante o teste, os moradores das áreas abrangidas receberão a seguinte mensagem:

“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”

Segundo o Governo Federal, o Defesa Civil Alerta permite o envio de mensagens diretamente aos telefones celulares das pessoas que estiverem na área de risco determinada pelas Defesas Civis estaduais e municipais. A ferramenta não exige cadastro prévio, nem a inserção de CEP. Para receber os avisos, é necessário apenas que o celular seja compatível com o sistema – ou seja, aparelhos lançados a partir de 2020 – e que esteja em uma área com cobertura de rede 4G ou 5G.

O sistema trabalha com dois níveis de alerta:

Extremo: indica ameaças graves e iminentes à vida ou ao patrimônio, exigindo ações imediatas de proteção por parte da população;

Severo: aponta situações potencialmente perigosas, mas que permitem mais tempo de preparo e resposta.

Em situações de risco extremo, o sistema também pode acionar um sinal sonoro nos celulares, mesmo quando estiverem no modo silencioso.