Fiéis criam petição para manter padre Fabrício em Taperoá; sacerdote foi designado como auxiliar em nova paróquia

0
200

Os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Taperoá, criaram uma petição online para a permanência do padre Fabrício Timóteo por mais cinco anos na cidade, após o sacerdote ser designado a auxiliar de outra paróquia na última quarta-feira (30).

Na petição, os fiéis pedem que o padre continue realizando “sua missão pastoral e oferecendo seu apoio espiritual a todos os fiéis da região”. A petição já conta com quase 4 mil assinaturas.

Fabrício foi transferido por uma decisão da Diocese de Patos para ser vigário na Paróquia de Santana, no município de Santana dos Garrotes.

Confira a petição na íntegra:

Prezados,

Nós, membros da comunidade católica de Taperoá e cidades vizinhas, vimos por meio desta petição solicitar a continuidade da presença do Padre Fabricio Timóteo em nossa paróquia. Seu trabalho dedicado e suas contribuições para a nossa fé e espiritualidade têm sido de extrema importância para todos nós.

Pedimos que o Padre Fabricio Timóteo permaneça conosco por mais 5 anos, para que possa continuar realizando sua missão pastoral e oferecendo seu apoio espiritual a todos os fiéis da região. Sua presença tem sido fundamental para o crescimento e fortalecimento da nossa comunidade, e acreditamos que sua permanência garantirá a continuidade e a eficácia de seu valioso trabalho.

Contamos com a compreensão e a consideração das autoridades e esperamos que esta solicitação seja atendida com a urgência que o assunto requer.

Atenciosamente: Comunidade Católica de Taperoá.

Entenda o caso

As transferências foram assinadas pelo bispo Dom Eraldo da Silva, da Diocese de Patos. Após a repercussão do caso, a Diocese emitiu comunicado no qual diz que a transferência de padres é um ato comum.

“O Processo de transferência de padres de uma paróquia para outra é um ato comum, previsto pelo Direito Canônico e que ocorre por diversos motivos, tendo em vista a vida eclesial e as necessidades pastorais. Tais mudanças partem da autoridade episcopal, mas não se caracterizam por gestos de arbitrariedade do bispo diocesano, uma vez que são avaliadas pelo Conselho Presbiteral (formado por bispo e padres) e apresentadas com antecedência, para consenso, aos padres transferidos.”

Em outro trecho, a Diocese de Patos menciona que “todo processo de mudança traz consigo desafios”.

“É certo que todo processo de mudança traz consigo desafios, e em se tratando de uma transferência de sacerdotes para novas paróquias ou funções, pode ocasionar tristeza por parte dos que com eles conviveram e usufruíram de seus pastoreios. Mas, é preciso recordar que, os dons e talentos destes mesmos padres serão fecundados em outros lugares, que deles precisam, auxiliando na edificação do Reino de Deus, que como a semente de mostarda e a porção do fermento, fazem crescer e germinar vida nova para inúmeras pessoas.”

Nas redes sociais, o padre que é famoso e acumula 270 mil seguidores somente no Instagram, compartilhou um vídeo em que fala de mudanças. A publicação tem a seguinte legenda: “tudo muda! Tudo passa! Tudo tem um propósito! Tudo caminha para o bem dos que amam a Deus! Força e coragem para todos!”