A Paraíba tem hoje sete pré-candidatos ao Governo do Estado. Seis deles já marcaram datas para as convenções de seus partidos. Apenas o PSOL, de Adjany Simplício, ainda aguarda uma definição da federação nacional para fechar o dia do evento.
O governador João Azevêdo, do PSB; o senador Veneziano Vital, do MDB; e o comunicador Nilvan Ferreira, do PL, realizam as suas convenções no último dia do prazo, dia 5 de agosto.
Já Pedro Cunha Lima, do PSDB, tem convenção marcada para o dia 31 deste mês. Major Fábio, do PRTB, fará dia 28; e Antônio Nascimento, do PSTU, amanhã.
Mas as datas e as convenções não são a parte mais importante nesse processo. Elas apenas formalizam decisões tomadas e negociações feitas entre pré-candidatos e partidos.
Hoje ainda há espaço para ‘surpresas’. As chapas majoritárias ainda não estão fechadas para muitos dos pré-candidatos ao Governo.
Alguém arrisca a dizer, por exemplo, que algumas das pré-candidaturas oposicionistas colocadas no xadrez não poderiam mais ser substituídas? Ou mesmo suprimidas?
E a vaga de vice na base governista. Quem garante que ela será ocupada mesmo pelo Progressistas ou pelo Republicanos?
Ninguém fique espantado com surpresas…