A lista de candidatos que desistiram da disputa eleitoral na Paraíba tem crescido este ano. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já são nove postulantes a cargos diversos que ficaram pelo caminho. Alguns nomes são conhecidos da crônica política paraibana.
É o caso do deputado Buba Germano, do PSB, que saiu da disputa e foi substituído pela esposa, Gilma Germano. Ela é candidata a deputada estadual.
Quem também ficou pelo caminho foi Queiroguinha, filho do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde. Ele começou a pré-campanha como um dos mais lembrados para uma vaga na Câmara Federal, na fatia do eleitorado bolsonarista, mas logo percebeu as dificuldades de levar a candidatura até as urnas.
Além das desistências, outros nomes podem ficar no percurso por indeferimentos dos pedidos de registro.
O MPE ingressou recentemente com 96 ações de impugnação de candidaturas. Os questionamentos serão analisados pelo TRE e é bem provável que parte dessas ações termine resultando em indeferimentos.
Em um ano de recorde no número de candidatos, é possível que tenhamos também recorde daqueles que serão apenas ‘observadores’ do pleito.