sexta-feira, 23 / 02 / 2024
22.9 C
Campina Grande
sexta-feira, 23/02/2024
22.9 C
Campina Grande

Comportas da maior barragem da Transposição do São Francisco são abertas na Paraíba

Também pode querer ler

A maior barragem do projeto de Transposição do Rio São Francisco, no município de São José de Piranhas, teve suas comportas abertas após uma solicitação da população à Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A informação foi divulgada ontem (21), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O reservatório tem capacidade de até 260 milhões de metros cúbicos.

De acordo com o Ministério, um dos objetivos da ação é suprir as necessidades principalmente da população ribeirinha, para consumo e irrigação ao longo do trecho entre o reservatório e o Açude de Engenheiro Avidos. As águas de Boa Vista I têm sido direcionadas a estes por meio do Rio Tamanduá, segundo o MDR.

A liberação também busca garantir maior aporte de água ao açude Engenheiro Avidos e, consequentemente, ao açude São Gonçalo. Este último fica localizado no município de Sousa. Estes açudes estavam, respectivamente, com 34% e 95% de suas capacidades. Engenheiro Ávidos pode receber até 293.617.376 m³, já São Gonçalo 40.582.277 m³.

Histórico

Esta não foi a primeira vez que ocorreu a liberação. As comportas ficaram abertas entre 13 de dezembro de 2021 e 24 de janeiro de 2022. A medida é tomada quando solicitada pela Aesa. Boa Vista I é de responsabilidade do MDR, de acordo com a Agência Executiva.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Três pessoas são presas suspeitas de auxiliarem fuga em presídio em Mossoró (RN)

Pelo menos três pessoas foram presas nesta quinta-feira (22), acusadas de facilitarem a fuga de dois criminosos do presídio...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img