O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) divulgou neste sábado (29), véspera da votação, uma segunda pesquisa de intenção de votos para governador e presidente na Paraíba, nesse segundo turno. Os números mostram um ‘retrato’ do momento no Estado e podem ser comparados com a primeira sondagem.
Os dados revelam a manutenção do cenário da primeira pesquisa, divulgada no dia 20 deste mês.
Em termos de votos válidos, o candidato João Azevêdo (PSB) aparecia na primeira pesquisa com 53% das intenções de voto e manteve o mesmo índice agora, de 53%.
Já Pedro Cunha Lima (PSDB) obteve no primeiro levantamento 47% e agora soma novamente o mesmo percentual, de 47%.
Os dois continuam tecnicamente empatados no limite da margem de erro. É que, segundo o Ipec, a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
É essa a forma que o TSE utiliza para divulgar os resultados eleitorais no dia da votação.
Votos totais
Considerando os votos totais, o candidato à reeleição João Azevêdo aparecia numericamente à frente da disputa na primeira pesquisa, com 47% das intenções de voto. Agora o socialista soma 49%.
Já o candidato Pedro Cunha Lima recebeu na primeira sondagem 42% das intenções de voto. Nessa segunda pesquisa obteve 44%.
Brancos e nulos somavam 7% e agora são 4%. Já os entrevistados que não sabem ou que preferem não opinar representavam 4%. Hoje somam 3%.
Na véspera da eleição, 89% dos eleitores declaram como definitiva sua decisão de voto para governador, 11% afirmam que ainda poderão mudar de ideia até o dia da eleição e 1% não opinam a respeito.
O Ipec também aferiu as intenções de voto espontâneas. Os resultados foram os seguintes:
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 37 municípios. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB03836/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03443/2022.