test
quarta-feira, 3 / 07 / 2024
20.9 C
Campina Grande
quarta-feira, 3/07/2024
20.9 C
Campina Grande

Novo vírus do PIX está atingindo contas de bancos digitais como o Nubank, Inter e outros

Também pode querer ler

Alerta aos brasileiros: Milhares de consumidores são surpreendidos por um vírus que desvia transferências feitas através do PIX. É uma versão evoluída do malware GoatRAT e infectou os dispositivos Android de usuários do Nubank, PagSeguro e InterBank. É uma ameaça tão avançada que pode até ignorar um sistema de verificação em duas etapas.

 

De acordo com a empresa de segurança cibernética Cyble Research & Intelligence Labs, o malware basicamente cria uma tela expirada para os aplicativos que usa. Dessa forma, os usuários acabam injetando suas credenciais e dados em uma página falsa controlada por cibercriminosos.

No caso do Nubank, a distribuição do “vírus PIX” está ocorrendo por meio de uma URL encurtada “nubankmodulo” que redireciona os usuários para o site onde o GoatRAT foi carregado. Assim que um cidadão visitar a página, um arquivo malicioso será baixado para o seu dispositivo. Acompanhe a leitura!

Então sobre o “Vírus do PIX”

Em primeiro lugar, é importante salientar que, se um golpe realmente acontecer, a maioria deles exigirá a “participação” das vítimas. Portanto, esta é a boa notícia associada ao vírus PIX, que permite que os usuários da Internet se protejam aderindo a certas mídias de segurança on-line.

Como mencionado, o GoatRAT pode simular páginas pertencentes ao Nubank ou a outros bancos, como Inter ou PagSeguro. Através desta página, o malware tentará se infiltrar no celular do usuário e enganar a vítima a acreditar que esta é uma operação legítima. Felizmente, existem maneiras de se proteger dessa ameaça.

Saiba como se proteger de golpes online

O primeiro detalhe importante para evitar cair em tais golpes é evitar clicar em links desconhecidos ou baixar arquivos incomuns. Além disso, outra medida de segurança importante é não baixar aplicativos de lojas oficiais.

Para telefones operados pelo sistema Android, a loja de aplicativos oficial é o Google Play, enquanto para o sistema Apple (iOS) é a loja de aplicativos. Versões “alternativas” ou modificadas de alguns aplicativos podem ser encontradas em sites de origem duvidosa e contribuem para a disseminação de malware perigoso, como o vírus PIX.

Portanto, recomenda-se manter a configuração móvel para permitir apenas a instalação de aplicativos oficiais. Por fim, lembre-se de que, além de prêmios que surgem do nada, promoções milagrosas e ofertas imperdíveis que espreitam no curto ou urgente são certamente armadilhas.

Como posso saber se o meu celular está infectado?

Bem, alguns sinais ajudam os usuários a identificar a presença de malware no telefone, como no caso do vírus PIX.

  • A presença de anúncios pop-up estranhos que aparecem no seu dispositivo e precisam ser fechados com frequência.
  • Muitas falhas e consumo excessivo de bateria.
  • Superaquecimento do dispositivo devido à necessidade de realizar trabalho adicional devido à presença de malware.

Alguns deles utilizam anúncios para se disfarçar, de modo que a lentidão excessiva do uso de dados e a verificação são sinais de um vírus no telefone. Além destes, outros sinais possíveis são:

  • Erros excessivos em aplicativos, arquivos de dispositivo que parecem estar corrompidos.
  • Ativação e desativação automática de funções, como é o caso das redes Wi-Fi.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Lula diz que Bolsonaro “não volta mais” à Presidência da República

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img