sexta-feira, 17 / 05 / 2024
21.9 C
Campina Grande
sexta-feira, 17/05/2024
21.9 C
Campina Grande

Confira as principais atrações do Congresso Internacional de Inovação da Indústria

Também pode querer ler

Congresso Internacional de Inovação da Indústria terá números recordes nesta 10ª edição, marcada para os próximos dias 27 e 28, no São Paulo Expo, na capital paulista. Além dos painéis, que terão a participação de 22 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, haverá uma ampla área onde serão expostas tecnologias e inovações das empresas patrocinadoras do evento. Também haverá estandes dos organizadores do Congresso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e dos correalizadores, SESISENAI e IEL. A participação é gratuita. Faça aqui sua inscrição.

Com o tema ecoinovação, o Congresso está com uma programação que inclui nomes internacionais de peso, CEOs de muitas das principais indústrias brasileiras e multinacionais, além de representantes do governo. Entre os nomes de destaque estão a italiana Mariana Mazzucato, especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação.

Também confirmou presença a cofundadora do Biomimicry Institute, Janine Benyus, que falará sobre a jornada da ecoinovação nas empresas. Daniel Moczydlower, CEO da Embraer X (que criou o projeto eVTOL, conhecido como carro voador), falará sobre políticas públicas de ecoinovação. Lideranças de grandes indústrias, como André Clark, da Siemens, e Bernardo Gradin, da Granbio, participarão também de paineis do Congresso.


A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, destaca que o Congresso é uma oportunidade para empresários, representantes de governos e academia debaterem um tema essencial para o Brasil. “O maior evento de inovação da América Latina reúne especialistas de todo o mundo para discutirem um tema que impulsiona os países para o desenvolvimento e o crescimento. E, com o tema ecoinovação, queremos mostrar também a importância da inovação aliada à agenda de sustentabilidade, um assunto urgente. O Brasil tem condições de abrir muitas oportunidades em ecoinovação com energias renováveis, tais como o hidrogênio verde, e a descarbonização da economia”, diz Gianna Sagazio.


O Sebrae, que também organiza o evento, levará ao Congresso soluções desenvolvidas por startups e empresas de base tecnológica para setores como construção civil, saúde, indústria têxtil, transporte de carga e passageiros e agricultura. Dessa forma, o espaço do Sebrae demonstrará o protagonismo transformador dos pequenos negócios para a economia verde e oferecerá um ambiente de atração de novas parcerias e investimentos.

Entre as empresas presentes estarão a Quantis, que desenvolveu uma bioimpressora 3D para tecidos humanos, e a Phycolabs, responsável pela criação de uma fibra têxtil a partir de algas marinhas, ambas de São Paulo. Pela região Norte, estarão a Mazodan, do Amapá, para demonstrar um tipo de argamassa sustentável, e a Aeroriver, do Amazonas, com o protótipo de um barco voador, constituído para flutuar acima dos rios da região Amazônica. São pequenos negócios de base tecnológica que passaram por programas do Sebrae, como o Inova Amazônia, voltado à bioeconomia; e o Catalisa ICT, que promove a aproximação entre a pesquisa científica e o mercado.

“Inovação aliada à sustentabilidade é fundamental para a sobrevivência de empresas que enfrentarão um mercado cada vez mais competitivo e de uma sociedade atenta ao impacto dos negócios. Este Congresso é uma grande oportunidade para que as empresas se inspirem, ganhem conhecimento, troquem experiências”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Índice Global de Inovação

Uma novidade desta edição do evento será o lançamento mundial do Índice Global de Inovação (IGI). Haverá um debate sobre os desafios para o Brasil e para a ecoinovação. A CNI é parceira de divulgação do IGI – ranking anualmente publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans. No ano passado, o Brasil ficou no 54º lugar entre 132 países avaliados.

Patrocinadores vão levar cases inovadores 

Os patrocinadores do evento vão levar uma série de cases de sucesso de inovação. A Embraer, por exemplo, vai levar um simulador de voo que estará disponível para os participantes do evento sentirem a emoção de pilotar uma aeronave. A General Motors (GM) apresentará um carro elétrico e a Enel terá em seu estande um equipamento que desenvolveu para o carregamento de veículos elétricos.

Finep

Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) terá um ambiente sensorial voltado para apresentação de projetos que a entidade financia, principalmente por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – principal fonte de financiamento a CT&I do país.

Embrapii

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), por sua vez, vai apresentar projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) é o que mais se destaca, com presença em 32,6% das iniciativas apoiadas. Algumas dessas iniciativas vão estar no espaço da Embrapii, com o detalhamento do case. Em 10 anos, a empresa já apoiou mais de 2 mil projetos, que receberam R$ 3,17 bilhões em investimento. São mais de 1,4 mil empresas apoiadas por uma rede de 96 Unidades Embrapii espalhadas por todo o país, com 10,3 mil pesquisadores.

Natura

Natura vai expor duas demonstrações de tecnologias inovadoras e sustentáveis por meio das marcas UNA, marca de maquiagem que há mais de 10 anos traz tecnologia e ativos de tratamento para o portfólio, e Ekos, uma rede sustentável de economia de floresta em pé, que prioriza a conservação do meio ambiente e o apoio às populações locais, desenvolvendo produtos a partir da maior sociobiodiversidade do planeta.

Com oito tentáculos adaptativos e apenas 1,3 kg, o AirJelly, da Festo, será apresentado no evento

Festo

Festo, empresa de tecnologia de automação, vai apresentar dois projetos biônicos no Congresso de Inovação. Um deles é o AirJelly, objeto voador com atuador peristáltico. Com oito tentáculos adaptativos, os movimentos do AirJelly chegam muito perto do modelo biológico e pesa apenas 1,3 kg. Outro projeto da Festo que estará presente no Congresso será o eMotionButterflies, objetos voadores ultraleves que se comportam coordenada e coletivamente.

BASF

BASF, empresa fabricante de aditivos para plásticos, vai apresentar em estande no Congresso a tecnologia trinamiX, capaz de identificar com precisão a composição de plásticos em diversos materiais. Por meio de um dispositivo portátil que combina análise de dados com um aplicativo móvel, a tecnologia facilita a triagem de materiais e ajuda a promover uma reciclagem mais efetiva.

ABDI

No estande da ABDI, serão apresentados os principais projetos da Agência, como o Agro 4.0, BIM Brasil, Jornada Digital e o recém-lançado MetaIndústria. Também estará presente no Congresso o Data, robô de estimação independente e interativo da Agência.

Suzano

Suzano, empresa de papel e celulose, vai disponibilizar os copos que serão utilizados no evento. Eles são feitos a partir de matéria-prima de fonte renovável e 100% produzida no Brasil, e unem inteligência sustentável com tecnologia.

Rockwell

O estande da Rockwell Automation terá um QR Code para os participantes do Congresso acessarem um teste rápido para descobrirem sua posição total na jornada de sustentabilidade e o que é preciso ser feito para atingir os objetivos de sustentabilidade. A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens, vai expor mobiliário sustentável no evento. Os móveis são feitos de papelão ondulado, a partir de matéria-prima de fontes renováveis.

Presença dos correalizadores do evento

SENAI 

O Brasil é uma potência ambiental e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apresentará, no estande do Congresso, os resultados das Missões Industriais em quatro temas estratégicos – transição energética, economia circular, bioeconomia e transformação digital – em parceria com as empresas Eletrobrás, CTG Brasil, Grupo Petrópolis e Suzano.

Por meio das Missões Industriais, uma das categorias da Plataforma Inovação para a Indústria, o SENAI conecta diferentes organizações para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com impacto significativo na sociedade. No espaço, o SENAI também vai apresentar diferenciais em produtividade e digitalização.

SESI – Educação 

Na área de educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) vai apresentar dois produtos desenvolvidos por estudantes nas competições de Robótica. O primeiro deles é a Termolar Adventure, da equipe Red Rabbit, do SESI de Americana (SP), que criou uma mochila refrigerada e personalizada que ajuda crianças e adultos com doenças tratadas com medicamentos termolábeis, ou seja, que devem ser mantidos em temperatura de 2° a 8°C. A mochila é uma solução para quem não tem energia elétrica em casa ou que sofre de instabilidade com a rede.

A outra solução é o Cinnawap, desenvolvido pelos estudantes da Titans, do SESI Planalto, em Goiânia (GO). O Cinnawap é uma substância líquida encapsulada que adiciona cheiro de canela aos condutores e espanta as aves que danificam condutores e fios elétricos, uma alternativa sustentável para as empresas de energia.

O SESI também vai mostrar que a rede de ensino tem vagas gratuitas para trabalhadores da indústria que não concluíram o ensino fundamental ou médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um exemplo é a parceria com a Natura, que está possibilitando a 3 mil consultoras retomarem os estudos.

SESI – Saúde 

O SESI vai apresentar na área de Saúde e Segurança na Indústria ferramentas para promoção da saúde do trabalhador por meio da gestão baseada em dados, impactando a produtividade da indústria, como a Avaliação de Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI) e o InfoSESI, a maior plataforma privada de SST da Indústria no Brasil.

A ASSTI é uma ferramenta de avaliação dos hábitos de vida e condições da saúde de colaboradores das empresas que ajuda os gestores na tomada de decisão que melhoram a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores.

O InfoSESI, por sua vez, é uma solução com mais de 160 indicadores de SST, que contém dados de mais de 4,3 milhões de trabalhadores da indústria em mais de 50 mil estabelecimentos industriais. É a maior plataforma privada de SST da Indústria no Brasil.

INSTITUTO EUVALDO LODI 

Este ano, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) participa do Congresso de Inovação com iniciativas de inovação importantes para empresas e para o público: o Programa Inova Talentos, que tem como foco a integração entre academia e empresas para promover o aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira por meio do aporte à inovação.

Plataforma de Educação Executiva, criada para oferecer cursos de educação empresarial de forma virtual, presencial e semipresencial. No site há cursos de Lei Geral de Proteção de Dados, Comunicação, Metodologias Ágeis para Gestão de Pessoas, Liderança, Marketing, além de duas trilhas de desenvolvimento em Soft Skills e Transformação Digital.

E a Plataforma de Gestão e Conexão, que conecta empresários, gestores e consultores de todo Brasil, para que troquem informações sobre operações do dia a dia, inteligência e gestão de performance das empresas. A plataforma permite criar formulários para coletar e analisar dados da empresa em tempo real e, a partir dessas informações, identificar desafios, acompanhar metas, melhorar o processo de decisões e reportar os resultados.

Confira a programação completa do evento.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Irmãos são condenados por feminicídio e ocultação de cadáver de jovem na PB

Na noite desta terça-feira, 16 de maio, o desfecho do julgamento dos irmãos Carlos Antônio da Silva e Sérgio Francisco da Silva,...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img