test
sexta-feira, 14 / 06 / 2024
22 C
Campina Grande
sexta-feira, 14/06/2024
22 C
Campina Grande

Opera Paraíba passa por 11 cidades no fim de semana e realiza mais de 600 cirurgias

Também pode querer ler

O programa Opera Paraíba esteve nesse último fim de semana em 11 cidades de todas as regiões do estado realizando cirurgias em mais de 10 especialidades médicas. Ao todo foram feitos 622 procedimentos. Implantado em 2019 pelo Governo da Paraíba, o programa tem garantido o acesso às cirurgias eletivas de forma mais rápida e com grande capacidade de atendimento em todo estado, de maneira regionalizada.

As cirurgias gerais desse final de semana beneficiaram 90 pacientes e aconteceram nas cidades de Santa Luzia, João Pessoa, Pombal e Belém. Em Picuí, Santa Luzia e Patos, 45 mulheres foram beneficiadas com cirurgias ginecológicas. As 383 cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio) aconteceram em Monteiro e Campina Grande, onde também foram feitos procedimentos vasculares, de ortopedia e urologia. Em Pombal e Taperoá foi dado início às cirurgias ortopédicas ( joelho, quadril, ombro e punho). Em Solânea, foram realizadas cirurgias de urologia e pequenas cirurgias; em Itabaiana, os procedimentos realizados foram de pediatria; e as cirurgias de proctologia foram executadas em João Pessoa.

O comerciante Harley Lima, da cidade de Juru, fez cirurgia de joelho no Hospital de Taperoá e elogiou o programa. “Eu sofri a lesão no joelho em setembro, e pra mim foi uma boa surpresa saber que existe o programa, que tá funcionando e oferecendo saúde pública de qualidade e atendimento humanizado,” destacou.

A professora Damara Lima, de 35 anos, mora em São José do Sabugi, e foi beneficiada com uma cirurgia de retirada da vesícula no Hospital de Santa Luzia. Para ela, fazer o procedimento perto de casa foi positivo. “Eu achei muito bom poder fazer a cirurgia aqui em Santa Luzia, que é mais próximo, e eu sempre quis ser atendida aqui no Hospital de Santa Luzia, para não precisar ir até João Pessoa”, comemorou.

Para ter acesso ao serviço, o paciente passa por consulta médica nas unidades básicas de saúde, e com o encaminhamento dá entrada via secretaria municipal de saúde para as consultas estaduais, ou caso já esteja apto, por meio do site do Opera Paraíba no endereço operaparaiba.pb.gov.br.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Troca de tiros termina com homem preso e 100 tabletes de maconha apreendidos em Campina Grande

Um tiroteio nas proximidades do campus de uma universidade privada no bairro Itararé, em Campina Grande, registrado por volta das 19h30,...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img