test
sexta-feira, 5 / 07 / 2024
24.9 C
Campina Grande
sexta-feira, 5/07/2024
24.9 C
Campina Grande

Operação da Polícia Federal mira empresários que atuam na extração de areia no Conde

Também pode querer ler

Equipes da Polícia Federal deflagraram agora pela manhã uma operação batizada de ‘Gafanhoto’. A ação tem o objetivo de combater a extração ilegal de areia no município do Conde, sul do estado.

Donos de areeiros clandestinos extraem e comercializam o minério e, após o esgotamento da reserva, abandonam a área e a deixam totalmente degradada. Não pagam royalties, taxas e impostos.

Segundo a PF, os empresários atuam nessa atividade sem autorização específica da Agência Nacional de Mineração e do órgão ambiental estadual, no caso a SUDEMA.  

Eles vendem a carrada de areia extraída ilegalmente por um valor bem menor, prejudicando quem vende legalizado, fazendo concorrência desleal. Além dos donos dos areeiros, os ficheiros, operadores de máquinas e caçambeiros também podem ser indiciados por usurpação de matéria-prima da União e crime ambiental.

A areia é um dos recursos mais relevantes para a indústria da construção civil, sendo usadas em todo mundo, por volta de 40 a 50 bilhões de toneladas/ano desse recurso mineral, conforme estimativa das Nações Unidas no ano de 2019.

As condutas praticadas configuram os crimes previstos nos artigos 55 da Lei 9.605/98 e 2º da Lei 8.176/91 e outros podem surgir como falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Chico Mendes vibra com convênio e destaca obra de mais R$ 800 mil para modernização da praça de Carrapateira

A cidade de Carrapateira está prestes a ganhar uma das mais modernas praças de lazer do Sertão da Paraíba. O convênio...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img