Reformulação do transporte público, proposta por Bruno em Campina, precisa ser exemplo para outros gestores

0
570

Há temas que são fundamentais para cidades médias e grandes, mas são quase sempre ‘empurrados com a barriga’  pelos gestores públicos. Um deles é o transporte público. Com receio de promover modificações, em cenários delicados, muitos acabam mantendo os modelos ou promovendo pequenas alterações.

Em Campina Grande, essa lógica tem sido invertida pelo prefeito Bruno Cunha Lima.

Ele apresentou, dias atrás, um projeto ousado que pretende reformular um sistema em operação há quase 40 anos.

Confira aqui as principais alterações 

A proposta foi entregue para discussão ao setor e ontem foi apresentada em um evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado. O eixo principal é a descentralização dos serviços, desafogando o Centro da cidade e dando mais mobilidade urbana.

Mas não se resume a isso.

No início do ano a prefeitura conseguiu algo quase inimaginável: reduziu o preço das passagens para os usuários, diante de um panorama (à época) de elevação no preço dos combustíveis – através de subsídio.

Agora o objetivo é aproximar o serviço da população, com linhas circulando dentro e entre os bairros – sem onerar o bolso dos usuários.

A implantação do projeto está prevista para o início do próximo ano. Como toda mudança, certamente enfrentará resistências. Mas a postura da gestão em tentar melhorar um sistema há tempos criticado pelos usuários já merece registro.

Em tempos de gestores que fecham os olhos para os grandes temas, Bruno não tem tido esse perfil em Campina. O projeto que reformulará o Transporte Público é um exemplo disso.