test
segunda-feira, 17 / 06 / 2024
20.9 C
Campina Grande
segunda-feira, 17/06/2024
20.9 C
Campina Grande

Ipec para o Senado em votos válidos: Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados;

Também pode querer ler

O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) divulgou neste sábado (01), véspera da votação, a terceira pesquisa de intenções de voto para o Senado na Paraíba. Os números mostram um ‘retrato’ do Estado na reta final da campanha e trazem o candidato Ricardo Coutinho (PT) e o candidato Efraim Filho (União) empatados.

O cenário é semelhante ao que foi trazido pela segunda pesquisa Ipec, divulgada no dia 22 de setembro.

No que se refere aos votos válidos, o candidato do PT, Ricardo Coutinho, aparece com 33% das intenções de voto. Logo em seguida surge Efraim Filho, do União Brasil, com 31%. Considerando a margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

A candidata Pollyanna Dutra (PSB) obteve 20% dos votos válidos. Depois aparece Bruno Roberto, do PL, com 7%. Logo em seguida Sérgio Queiroz (PRTB) com 6%; André Ribeiro (PDT) com 2%; Alexandre Soares (PSOL) com 1% e Manoel Messias (PCO) com 1%.

Votos totais

Ricardo Coutinho aparece com 25% das intenções de voto. Na segunda sondagem ele tinha 27%; e na primeira, divulgada no fim de agosto, aparecia com 30%.

Já o candidato Efraim Filho está com 25% nesta terceira pesquisa. O percentual é o mesmo da segunda sondagem. No primeiro levantamento ele tinha 20%.

Depois aparece a candidatura da deputada Pollyanna Dutra (PSB). Ela ampliou a margem de intenções de voto em comparação às pesquisas anteriores. Na primeira sondagem Pollyanna aparecia com 8%. Na segunda teve 12% das intenções de voto. Agora aparece com 16%.

Na quarta posição na pesquisa está o candidato do PL, Bruno Roberto. De acordo com os números, Bruno possui 6%. O índice é o mesmo do levantamento anterior. Na primeira pesquisa ele tinha 5% das intenções de voto.

O candidato Sérgio Queiroz (PRTB) obteve 5% das intenções de voto na pesquisa divulgada hoje. Na sondagem anterior ele tinha 3% e na primeira 2%.

Manoel Messias, do PCO, que nas duas primeiras pesquisas aparecia com 2% das intenções de voto, agora obteve 1%.

Já Alexandre Soares (PSOL) possui 1%. O percentual também é o mesmo das duas pesquisas anteriores. O candidato do PDT, André Ribeiro (PDT), obteve 1% nesta terceira pesquisa. Na segunda ele não pontuou e na primeira teve também 1%.

Os números do Ipec retratam uma disputa intensa para o Senado, totalmente indefinida.

O percentual dos entrevistados que não sabiam ou preferiam não opinar era de 13% na primeira pesquisa. Na segunda sondagem foi de 10%. Agora é de 9%.

Já brancos e nulos somavam no primeiro levantamento 18%. No segundo 15%. Na pesquisa de hoje eles representam 11%.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 36 municípios. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba anunciou nesta segunda-feirra (17) que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img