sexta-feira, 23 / 02 / 2024
22.9 C
Campina Grande
sexta-feira, 23/02/2024
22.9 C
Campina Grande

Segundo turno na Paraíba: divulgado o resultado de nova pesquisa Ipec para governador da Paraíba

Também pode querer ler

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, ganha de qualquer adversário, em um eventual segundo turno .

Mas a vantagem entre ele, Pedro (PSDB) ou Veneziano (MDB), numa nova eleição, caiu, em relação a pesquisa anterior. No cenário com Nilvan, os números tiveram pequena variação. Vejamos:

João X Pedro

Na sondagem divulgada pelo Ipec, neste sábado (01), véspera da eleição, Azevêdo tem 43% por cento das intenções de voto.

Caiu 1% em relação a pesquisa anterior, de 22 de setembro. Já Pedro chega a 39%. Um crescimento de 3% em relação a sondagem anterior. Os dois ficam tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

Branco e nulo, de acordo com a pesquisa contratada pela TV Cabo Branco, chega a 16%. Não sabem ou preferiram não pinar, 3%.

João X Nilvan

No cenário de um eventual segundo turno com Nilvan (PL),  João chega a 52% da intenções de voto e o candidato de Bolsonaro a 25%. Os dois perderam pontos percentuais em relação a sondagem anterior.

Aumentou, por sua vez, a porcentagem de brancos e nulos, de 16% para 19%; já não sabem ou não opinaram caiu de 5% para 4%. Veja na tabela.

João X Veneziano

Em um eventual segundo turno com Veneziano Vital, a vitória de João Azevêdo, segundo o Ipec, seria com 44%. Três pontos percentuais em relação a pesquisa anterior.

Veneziano chegaria a 35%, seis pontos percentuais a mais, quando comparado a pesquisa de 22 de setembro. Brancos e nulos se mantiveram em 17% e não sabem e não opinaram caiu de 5% para 3%.

Outros cenários

Em outros cenários de segundo turno apresentados pelo Ipec, sem João Azevêdo, Pedro Cunha Lima ganha de Nilvan (46% x 24%) e de Veneziano (42% x 39%). No caso de Veneziano, com uma diferença pequena e que, no limite da margem de erro, os mantém empatados.

Veneziano por sua vez, se fosse para um segundo turno com Nilvan, de acordo com o Ipec, teria 49% das intenções de voto, contra 29% do bolsonarista. Veja resumo dos três cenários abaixo, com informações e dados dos cenários simulados da pesquisa anterior.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2022, numa abordagem presencial com 800 entrevistados votantes em 36 municípios.

A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou
para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Três pessoas são presas suspeitas de auxiliarem fuga em presídio em Mossoró (RN)

Pelo menos três pessoas foram presas nesta quinta-feira (22), acusadas de facilitarem a fuga de dois criminosos do presídio...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img