A eleição geral de 2022 será realizada no próximo Domingo (2). A padronização do cronograma implementado este ano permitirá que todos os estados terminem o processo de votação ao mesmo tempo, facilitando os cálculos.
Com a campanha presidencial do próximo ano muito disputada, os eleitores já estão ansiosos para ouvir os resultados das urnas. Os primeiros resultados serão divulgados a partir das 17h horário de Brasília.
No entanto, a conclusão do local de votação pode demorar um pouco mais, dependendo do tempo que o eleitor decidir ir às urnas. Os resultados finais da pesquisa devem ser disponibilizados ao público na noite de domingo.
Mudança nos horários das eleições
Nestas eleições, serão introduzidas as medidas previstas na Resolução TSE nº 23.669. Isso foi resultado de uma decisão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2021, que determinou que o tempo do processo de votação fosse uniforme em todo o país.
Com essa nova decisão, todo o Brasil realizará o processo de votação de acordo com o horário de Brasília. Os locais de votação estarão abertos a partir das 8h e concluirão seus trabalhos às 17h na zona da capital.
Isso significa que em alguns estados, como Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Roraima, a votação começa às 7h e termina às 16h no horário local. O tempo é o mesmo em algumas seções da Amazônia.
A seção que segue o fuso horário do Acre requer ainda mais atenção. O processo começa às 6h, horário local, e termina às 14h. Essa mudança no tempo pode causar confusão para eleitores desinformados e multas por ausência.
O único caso em que a votação ocorre mais tarde no horário local é em um local dentro da zona de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Nesses locais, os eleitores podem participar das eleições das 9h às 18h (horário local).