test
quarta-feira, 3 / 07 / 2024
20.9 C
Campina Grande
quarta-feira, 3/07/2024
20.9 C
Campina Grande

Obra de ampliação do Parque do Povo – Sesuma realiza transplante de árvores para os Parques Evaldo Cruz e Dinamérica

Também pode querer ler

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), realizou na manhã desta quinta-feira, 28, o transplante de algumas árvores, do tipo algaroba, do Parque do Povo, da área que está sendo demolida para o Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) que está sendo requalificado. Semana passada algumas palmeiras que estavam na mesma área foram levadas para o Parque Linear Dinamérica, que em breve terá sua etapa concluída para inauguração.

Esta atividade já é rotineira em Campina Grande, onde centenas de árvores já foram transplantadas para Parques e Praças, com os da Criança, Liberdade, Tambor e Dinamérica, principalmente retiradas de áreas de mobilidade urbana e construção civil.

O trabalho foi acompanhado pelos secretários Geraldo Nobre Cavalcanti (Sesuma), Joab Machado (Secob) e técnicos da Coordenadoria do Meio Ambiente. A orientação do prefeito Bruno Cunha Lima é que nenhuma árvore seja sacrificada com exceção das que não têm mais vida útil ou espécie inadequada para área urbana, tipo algarobas.

“Com a população urbana crescendo nos grandes centros, e isso não é diferente em Campina Grande, surge a necessidade de mudanças de cenário e, consequentemente, aumento de ações de urbanização. Para isso, é preciso reestruturar as regiões e tirar plantas e árvores que darão lugar a imensas construções, rodovias, ruas e avenidas. A esse replantio de árvores adultas dá-se o nome de transplante de árvores”, explicou Geraldo Nobre.

A coordenadora do Meio Ambiente, Lilian Ribeiro, disse que o transplante de árvores é importante porque a urbanização feita de forma pouco planejada resulta na perda exponencial de áreas verdes. Quanto mais urbanizada é a cidade, maior tende a ser essa perda, o que acaba ampliando os problemas ambientais locais e regionais. E é justamente para combater esse problema que algumas companhias, organizações e pessoas veem no transplante de árvores uma alternativa sustentável e que diminui os impactos ambientais de novos empreendimentos.

Segundo Lilian, “a técnica de transplante de árvores permite remover árvores de um terreno – geralmente uma área onde um empreendimento será construído – e replantá-las em outro local, evitando o corte do tronco e garantindo uma maior longevidade”, explicou. O processo, apesar de parecer simples, exige muitos cuidados, já que a árvore pode ser danificada e até morrer em um procedimento mal feito.

“O replantio de árvores (como também é conhecida a técnica de transplante de árvores) é realizado para que empresas estejam dentro de acordo com as leis ambientais existentes, diminuindo, dessa forma, o impacto ambiental desses novos empreendimentos. Isso porque muitas dessas leis obrigam o responsável pelo processo a plantar novas mudas de árvores, caso a árvore morra”, afirmou a coordenadora.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Lula diz que Bolsonaro “não volta mais” à Presidência da República

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img