test
sexta-feira, 14 / 06 / 2024
24.9 C
Campina Grande
sexta-feira, 14/06/2024
24.9 C
Campina Grande

Energia solar: procura na Paraíba cresce 33% e estado se destaca no Brasil

Também pode querer ler

A Paraíba protagoniza um momento importante quando o assunto é energia solar. Um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica aponta que o estado aumentou a potência instalada de energia solar em 33%. Os dados pautam o período entre abril de 2023 a abril de 2024. Cenário que faz com que especialistas do setor direcionarem à tendência de expansão, inclusive, na maior possibilidade de acesso a financiamentos, que impulsionam o barateamento dos custos e o ritmo da transição energética.

A produção de energia solar em grandes usinas instaladas no estado destaca a Paraíba como o oitavo maior gerador do país. São 4.437 megawatts total no estado, somando o que está em operação, em construção ou já outorgado e apto para exploração. Com linhas de créditos exclusivas e preços reduzidos, instituições financeiras têm oferecido oportunidades específicas para quem deseja investir em sistemas de geração de energia solar.

Por ser uma fonte de energia limpa e renovável que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o uso das placas fotovoltaicas oferece benefícios para o bolso do consumidor. Isso consiste emautossuficiência energética, diminuindo a dependência da rede elétrica convencional e os constantes reajustes.

Em passos largos, o estado ganha posições e estabelece um papel destaque. O aumento de 33%, inclusive, tem referência à produção de energia elétrica de pequeno porte, gerada pelos próprios consumidores de forma independente – quase sempre a partir dos telhados de seus imóveis. Na Paraíba, a capacidade total de produção de energia solar fotovoltaica desse tipo saltou de 282,2 megawatts em 2023 para 374,9 megawatts em 2024.

Com Portal T5

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Preso em João Pessoa um dos criminosos mais procurados no Amazonas

Foi preso na tarde desta sexta-feira (14), no bairro de Gramame, em João Pessoa, um dos criminosos mais procurados...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img