terça-feira, 21 / 05 / 2024
25.6 C
Campina Grande
terça-feira, 21/05/2024
25.6 C
Campina Grande

Gaeco denuncia Ricardo e Coriolano Coutinho por interferência na LOTEP

Também pode querer ler

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) fez mais uma denúncia contra o ex-governador Ricardo Coutinho no âmbito da Operação Calvário. Desta vez, Ricardo e seu irmão, Coriolano Coutinho, são apontados como responsáveis por irregularidades na Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP) durante a sua gestão como governador da Paraíba.

A nova denúncia, originada da Operação Calvário, foi protocolada na tarde desta quarta-feira (12) na 2ª Vara Criminal da Capital. A denúncia trata dos crimes contra o patrimônio e extorsão.

A investigação feita pelo órgão do Ministério Público aponta que a LOTEP estaria sendo utilizada por parte do grupo criminoso.

Durante as ações da organização criminosa, Coriolano teria assumido o controle da LOTEP, segundo as investigações. Ele era um dos principais responsáveis pela coleta de propinas destinadas a Ricardo Coutinho ou a empresas. Como pessoa de total confiança do ex-governador, Coriolano também costumava circular pelas estruturas do governo para atuar a favor dos interesses da organização criminosa e seus integrantes.
Conforme a denúncia do Gaeco, o grupo criminoso passou a assumir o controle da LOTEP e utilizar o órgão realizando o direcionamento de concessões a empresas de interesse sob pena de rescisões de contratos já estabelecidos para exploração de jogos até demissões, desligamento ou inabilitações.

Coriolano é apontado como suspeito de extorquir empresários ligados à LOTEP. Em depoimento, um dos empresários declarou ter sido obrigado a comprar trios elétricos de Coriolano, em mau estado de conservação, para não sofrer represálias.

Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na empresa que era responsável pelo Paraíba de Prêmios, foram encontrados rascunhos que demonstram o pagamento de propina a Coriolano Coutinho para cada sorteio.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Governo assina acordo com plataformas contra fake news sobre tragédia no RS

O Governo Federal, por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), e as principais plataformas digitais com operação no país...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img