domingo, 25 / 02 / 2024
22.9 C
Campina Grande
domingo, 25/02/2024
22.9 C
Campina Grande

PF deflagra nova operação que mira o contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro na PB

Também pode querer ler

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a segunda fase da Operação Mercador Fenício, que investiga organizações criminosas especializadas no contrabando de cigarros e em lavagem de dinheiro.

A primeira etapa da operação aconteceu em 10 de novembro, quando foram cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Agora, a 16ª Vara Federal da Paraíba expediu quatro mandados de busca e apreensão. Nas duas fases, houve sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de valores na ordem de R$ 1 bilhão.

De acordo com a Polícia Federal, os alvos da Operação O Mercador Fenício praticavam crimes há aproximadamente 10 anos. A quadrilha se organizava em dois eixos: operacional e financeiro.

Os responsáveis pelo eixo operacional do esquema adquiriam os produtos no exterior e introduziam no Brasil de forma clandestina, além de realizar o transporte, armazenamento e distribuição em diversos pontos do território nacional a atacadistas e varejistas. Já os integrantes do eixo financeiro realizavam a lavagem de capitais e efetuavam a retirada do país dos recursos provenientes dos crimes de contrabando.

Ainda conforme divulgado pela Polícia Federal, com base em dados de empresas do setor de cigarros, o contrabando movimenta aproximadamente 50% do mercado no Brasil e, portanto, causa um grande prejuízo à sociedade devido ao não pagamento de impostos. A atividade ilícita também impossibilita uma maior geração de empregos.

Os investigados na Operação O Mercador Fenício poderão responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão de divisas, os quais, somados, têm pena máxima de 29 anos de prisão.

A Operação Mercador Fenício conta com apoio da Receita Federal, do Fisco Estadual, da Polícia Civil e do Ministério Público Federal (MPF).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -

Últimas

Ivete Sangalo recebe alta após diagnóstico de pneumonia

Ivete Sangalo, 51, anunciou neste sábado (24) que recebeu alta hospitalar. A cantora baiana, que teve a música mais...
- Publicidade -spot_img

Relacionados

- Publicidade -spot_img