Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada na Paraíba

0
202

Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba anunciou nesta segunda-feirra (17) que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até o dia 30 de junho. Um dos motivos para a prorrogação é o baixo percentual de cobertura vacinal do estado. Apenas 14,61% do público-alvo foi imunizado. A meta nacional é de 95%.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, informou que reforça a “importância dos pais, mães e responsáveis levarem suas crianças menores de 5 anos de idade para tomar a vacina contra a poliomielite, que é uma doença grave que acomete os membros inferiores de forma irreversível. Então, para reduzir o risco de reintrodução da pólio, precisamos manter as nossas crianças vacinadas”.

O objetivo da ação é de justamente aumentar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. Com o seguimento da campanha, crianças menores de cinco anos continuarão sendo vacinadas em todo território paraibano.

Poliomielite

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, na cidade de Sousa. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4.

A doença

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Com Portal T5

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here